Torta de Omelete de Cogumelos


Torta de Omelete de Cogumelos

TORTA DE OMELETE DE COGUMELOS

 

O ovo é um dos alimentos mais completos da dieta humana. Além de proteínas de alto valor biológico, sua composição é rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos. A gema é uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, enquanto que na clara encontramos as vitaminas hidrossolúveis B2 e B12, pertencentes às vitaminas do complexo B.

O ovo também é rico em minerais disponíveis, sendo que na gema encontram-se maiores quantidades de fósforo, cálcio e ferro, e, na clara, maior proporção de sódio e potássio. Em relação aos ácidos graxos que compõe a porção lipídica dos ovos, 64% são insaturados, com predominância de ácido oleico e linoleico.

A gema de ovo é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, carotenoides, antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora.

Além disso, o ovo é rico em colina, precursor de acetilcolina, um neurotransmissor que assegura a condução de estímulos nervosos.

Com todos esses benefícios, já sabemos que não precisamos apenas consumir carne, frango e peixes como fontes proteicas.
 

Segue uma receita deliciosa com esse superalimento!


 
TORTA DE OMELETE DE COGUMELOS


 Ingredientes:


 8 ovos
 150mL de extrato vegetal (arroz, aveia, amêndoas)
 150g de mix de cogumelos
 1 cebola roxa média picada
 150g de pupunha
 2 molhos de chicória higienizadas (Pode ser substituído por acelga ou couve)
 Sal rosa do Himalaia e orégano a gosto
 1 pimenta dedo de moça
 Azeite de oliva para refogar
 Manteiga Ghee para untar


 Modo de preparo:


 Branquear as folhas de chicória: Colocar água para ferver uma panela grande. Assim que levantar fervura, acrescentar uma pitada de sal e colocar algumas folhas de chicória. Deixar ferver por 15 segundos e colocar as folhas em um recipiente com água gelada para sessar o cozimento. Repetir o procedimento até terminar as folhas.. Fazer aos poucos para que as folhas não fiquem grudadas umas sobre as outras.. Retirar as folhas da água fria e posicioná-las lado a lado em uma travessa. Reserve;
 Refogar a cebola picada, os cogumelos, o pupunha picado e a pimenta dedo de moça picada no azeite. Temperar com sal e reservar;
 Bater 4 ovos, temperar com sal e fazer em frigideira grande untada com manteiga Ghee, dois discos finos de omelete;
 Juntar os outros 4 ovos ao refogado reservado, o extrato vegetal e temperar com sal e orégano. Esse será o recheio.


 Montagem:


 Forrar uma forma redonda de aro removível com papel manteiga e untar com Ghee. Dispor as folhas de chicória, forrando o fundo, as laterais e sobrando as pontas da folha fora da forma;
 Dispor um disco de omelete, acrescentar o recheio e cobrir com o outro disco de omelete;
 Finalizar com as folhas de chicória. Cobrir com papel manteiga e assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.




Raquel Pedroni
#GestãoNutricional




Por
16/01/2018

Nutricionista e Engenheira de Alimentos. Inquieta por novas descobertas na gastronomia funcional, buscando entender o valor de cada alimento, para orientar os pacientes do plano alimentar até o preparo mais adequado.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!